Dr. Antonio Todeschini – CREMERS 9736
Dr. Dércio Nonemacher – CREMERS 6802
Dr. Henrique Nonemacher CREMERS 34685 | RQE 31906
Aproximadamente de 9 a 11% da população deverá desenvolver cálculo renal ao longo da vida. Cerca de 80% destas pessoas eliminarão a pedra espontaneamente, junto com a urina.
Os 20% restantes necessitarão de alguma forma de tratamento. As pessoas que já tiveram um cálculo renal têm uma chance de 50% de desenvolver um novo cálculo nos próximos 5 a 10 anos.
Quando um cálculo é muito grande para ser eliminado, ele deve ser desintegrado através da Litotripsia Extra-Corpórea.
Diferentes formas de energia podem ser empregadas para se fragmentar um cálculo em partículas pequenas o suficiente para serem eliminadas pela urina.
O Centro Hospitalar Santa Mônica coloca à disposição o equipamento Siemens Lithoskop, computadorizado, de última geração, para tratamento de cálculos renais e ureterais por ondas eletromagnéticas.
A localização dos cálculos é feita através de radioscopia analógica e digital. As ondas atingem e fragmentam os cálculos.
-Alguns fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver um cálculo renal:
– Alteração na absorção ou eliminação dos produtos que podem formar cristais;
– Predisposição pessoal e familiar;
– Ingestão de pouco líquido;
– Distúrbios alimentares;
– Gota.
-O Procedimento é realizado:
– sem anestesia
– sem cirurgia
– sem internação hospitalar
Fone: (54) 2107-0560
A nefrologia é a especialidade médica que trata das doenças renais – cálculos, nefrites, infecções urinárias, doença renal aguda e crônica. Atuando ainda no tratamento dialítico quando necessário – hemodiálise e diálise peritonial.
A doença renal crônica se caracteriza pela redução progressiva da filtração do sangue pelos rins.
A doença renal crônica nas suas várias fases vem se apresentando como uma verdadeira epidemia devido ao grande número de casos. É uma doença silenciosa, muitas vezes só diagnosticada nas suas fases mais tardias, tem consequências graves por aumentar significativamente o risco de morte prematura em geral por doenças cardiovasculares – infartos miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
Esta doença tem como principais causas, a hipertensão arterial, o diabetes e as doenças renais familiares ou adquiridas. Portanto o controle adequado destas enfermidades é fundamental.
O diagnóstico pode ser feito através de um simples exame comum de urina e de um exame de sangue chamado de creatinina sérica.
Devido ao comprometimento multissistêmico da doença é preciso a orientação do médico especialista para o seu tratamento, a fim de controlar a doença evitando sua progressão e complicações.
Serviços de MAPA e MRPA
A Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial e a Monitorização Residencial de Pressão Arterial permitem as medidas de pressão arterial e frequência cardíaca nas 24h.
Este método é utilizado para diagnóstico e avaliação do tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica.
Grupos de risco para a doença renal crônica:
– Pacientes com 60 anos ou mais;
– Portadores de hipertensão arterial;
– Portadores de diabetes;
– Doença renal familiar ou adquirida;
– Infecções urinária de repetição;
– Cálculos renais;
– Portadores de artrite gotosa;
– Uso de antiinflamatórios não esteroides;
– Uso de contraste iodado.
Fone: (54) 2107-0505
A Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.
Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). As adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais. Quando tem indicação cirúrgica de tumor de supra-renal o endocrinologista encaminha para o urologista.
Nos homens, o sistema urinário está integrado com o sistema reprodutor, ao passo que nas mulheres o trato urinário se abre na vulva. Em ambos os sexos, os tratos urinário e reprodutor estão próximos, o que faz com que os distúrbios de um trato geralmente afetem o outro. A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres. Estas anomalias na região genital são conhecidas como distúrbios geniturinários.
O estudo do trato urinário pode ser visualizado através da uretrocistoscopia e ou ureterorrenoscopia.
Doenças
– Crianças: Fimose, testículo, hérnias, problemas renais, etc.
– Mulheres: Cálculos, cistites, tumores, incontinência urinária, etc.
– Homens: Próstata, infertilidade, impotência, incontinência urinária, DST, fimose, vasectomia, etc.
Dr. Fabrício Rech CREMESC 20833 – RQE 12004
Dr. Juliano Arenzon CREMERS 21012
Dr. Diogo Peixoto CRM-PR 23042
A medicina hiperbárica é um tratamento que usa oxigênio puro em alta pressão para ajudar na recuperação de feridas, queimaduras e infecções. Dentro de uma câmara especial, o paciente respira esse oxigênio, acelerando a cicatrização e melhorando a saúde. É uma terapia segura e eficaz, indicada para diversas condições médicas.
Tratamento médico indicado para diversas situações.
-Feridas que não cicatrizam
-Úlceras venosas
-Lesões em pacientes diabéticos
-Osteomielite
-Queimaduras
-Lesões causadas por radioterapia
-Lesões por esmagamentos
Tratamentos, Procedimentos e Cirurgia
A Ortopedia e Traumatologia é a especialidade que trata as doenças relacionadas ao sistema osteomuscular tais como: fraturas, luxações, entorses, deformidades esqueléticas, lesões musculares e ligamentares e muitas outras.
A equipe de Ortopedia e Traumatologia do Centro Hospitalar Santa Mônica conta com profissionais competentes, com formação em serviços de renome nacional e internacional, tendo como objetivo o atendimento ético, personalizado, profissional e humanitário dos seus pacientes, sempre enfocando a melhora da qualidade de vida.
Atualmente realizamos atendimentos em ortopedia e traumatologia geral, além de dispormos das subespecialidades nas áreas de ortopedia pediátrica e do adolescente, correção de deformidades, cirurgia do joelho, artroscopia, traumatologia desportiva e cirurgia da coluna e cirurgia do ombro.
Fone: (54) 2107-0545
Tratamento, Exame e Cirurgia
Colonoscopia
A colonoscopia é o exame mais indicado para o diagnóstico de doenças do intestino grosso ou cólon. O exame consiste na introdução do colonoscópio (tubo flexível) através do ânus, possibilitando ao médico a visualização do intestino grosso.
Durante a realização do exame podem ser encontradas alterações como lesões suspeitas, processos inflamatórios, pólipos (crescimento anormal de mucosa intestinal) infecções e até mesmo câncer, podendo ser realizado biópsias e/ou polipectomias. Estes procedimentos usualmente não causam dor. Para a realização da colonoscopia é necessário que o intestino grosso esteja livre de fezes e resíduos de forma a permitir exame minucioso da mucosa intestinal. Para tanto é necessário seguir rigorosamente as orientações dietéticas e o uso de laxantes fornecidos pelo médico que vai realizar o exame.
Serviços prestados:
– Colo-Proctologia;
– Clínica e Cirurgia das doenças do intestino;
– Vídeo-Cirurgia Geral;
– Hemorróidas;
– Colonoscopia;
– Manometria Anorretal;
– Prevenção e Tratamento do Câncer de intestino.
As principais indicações para realizar a colonoscopia são:
-Sangramento pelo ânus;
-Alteração da frequência das evacuações ou consistência das fezes;
-Prevenção do câncer de intestino grosso;
-Exame de sangue oculto nas fezes positivo;
-Confirmar hipótese diagnóstica de colite;
-Seguimento de pacientes já submetidos a remoção de pólipos do intestino grosso.
Embora o nome seja um tanto impactante pela óbvia associação com tecnologias bélicas ou energéticas, a Medicina Nuclear é um exemplo muito significativo da utilização deste ramo do conhecimento que utiliza técnicas seguras e indolores para formar imagens do corpo e tratar doenças.
Frequentemente podem detectar precocemente anormalidades na função ou estrutura de um órgão. Esta detecção precoce possibilita que algumas enfermidades sejam tratadas e curadas nos estágios iniciais.
Esta especialidade utiliza moléculas marcadas com isótopos radioativos, que são átomos emissores de radiação ionizante (radiotraçadores).
Estes radiotraçadores são administrados aos pacientes(via injeção, oral ou inalação) e concentram-se em um órgão específico, emitindo radiação. A radiação é captada pela Gama Câmara que cintila captando esta radiação e a partir dela, formar imagens que revelam dados sobre o funcionamento dos sistemas orgânicos, tecidos vivos e compartimentos.
Apoio às múltiplas especialidades e diagnóstico
A maior parte dos procedimentos estão voltados ao diagnóstico e avaliação de:
-cardiopatias isquêmicas e avaliação de dor torácica;
-estadiamento oncológico de tumores que se implantam primária ou secundariamente nos ossos;
-avaliação de função renal em separado, estudo de uropatias obstrutivas;
-diagnóstico cerebral de demências de vários tipos;
-avaliação ortopédica de problemas com próteses articulares e patologias ósteo-articulares dos atletas;
-pesquisas de infecções;
-avaliação funcional e de nódulos de tireoide e tratamento de iodoterapia com iodo-131;
-diagnóstico na área de pneumologia;
-Tratamento de dor óssea com Samário-153;
-Linfocintilografia nas área de Mastologia, Melanomas e Membros;
Estruturação, Atendimento e Tecnologia
A Medicina Nuclear Erechim está estruturada e aprovada segundo padrões e normas da CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear e conta com equipe especializada e treinada para a realização dos exames e procedimentos acima citados.
Atende a diversos convênios de saúde (IPE, UNIMED, CASSI, COOPUS, PAS, CIS, PRE-FEITURAS, PARTICULAR E SUS), firmados para melhor beneficiar a população de regiões pró-ximas e também à regiões do estado de Santa Catarina.
Equipamento Symbia e Single da SIEMENS, sendo um dos melhores do Brasil, de alta tecnologia para a realização de todos os exames.
Possuímos quarto terapêutico para realização de tratamento de Câncer de Tireoide.
Aparelho de Gama Probe para cirurgia de linfonodo sentinela com presença do médico nu-clear no bloco cirúrgico.
Toda a gama de procedimentos em Medicina Nuclear está disponível na cidade de Erechim, situado junto ao Centro Hospitalar Santa Mônica.
Telefones: (54) 3522-0201 | (54) 2107-0500
A Cirurgia Oncológica é um dos pilares mais importantes para o tratamento do câncer, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.
É utilizada tanto no diagnóstico, como na prevenção, estadiamento e tratamento de quase todos os tumores sólidos. Atualmente, o enfoque multidisciplinar de tratamento, envolve diversas modalidades terapêuticas, gerando melhores resultados em termos de cura, sobrevida e qualidade de vida.
A rapidez na avaliação e diagnóstico precoce permite uma maior possibilidade de cura da doença, quando realizada pelo médico especialista.
Tratamento Cirúrgico
– Especialista em Cancerologia Cirúrgica (2006);
– Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva (2008);
– Especialista em Videolaparoscopia (2008);
– Especialista em Cirurgia Geral (2004);
– Mestrando em Biotecnologia em Saúde pela Universidade Positivo de Curitiba e Instituto Jacques Perissat;
– Membro efetivo do Grupo Brasileiro de melanoma; da Sociedade Brasileira de Videocirurgia
-SOBRACIL; da Sociedade Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul – SOCIGERS e da Associação Brasileira do Câncer Gástrico;
– Atua no tratamento e prevenção do câncer;
– Videodermatoscopia e pesquisa do linfonodo sentinela;
– Cirurgia do câncer de mama;
– Cirurgia das neoplasias uroginecológicas, da cabeça e pescoço e do aparelho digestivo.
Fone: (54) 3321-3737
Especialidades
– Vacinas de laboratórios de referência com qualidade e confiabilidade;
– Alta tecnologia no armazenamento e conservação de vacinas;
– Atendimento de crianças, adultos, gestantes, viajantes e casos especiais;
– Campanhas vacinais em escolas e empresas;
– Consultoria e atendimento de médico infectologista e de enfermagem altamente qualificados;
– Informações seguras e esclarecimento de dúvidas sobre o esquema vacinal;
1ª Clínica privada do RS a receber a aprovação da Anvisa como Centro de
Orientação ao Viajante e emitir Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
Responsável técnica: Dra. Andressa Weschenfelder | Infectologista CREMERS 28053
Fone: (54) 3321-3737
Odontologia | Bucomaxilofacial
Dr. Paulo Pasquali | PhD em implantodontia | Ênfase na previsibilidade do enxerto ósseo com biomaterial potencializado.
O Hospital do Enxerto Ósseo é um centro odontológico que atende diversas condições que exijam tratamentos de falta de estrutura óssea.
Veja se você se encaixa em alguma dessas condições e venha de volta para a vida!
• Perda óssea
• Perda de implantes
• Enxerto Ósseo
• Perda do zigomático / protocolo
• Individualização de implantes totais em maxila e mandíbula (técnica inédita)
Fone: 54 2520-0500
Centro de diagnóstico por imagem
Dra. Karina Todeschini | Médica Responsável Técnica CREMERS 31.620
O Santa Mônica Imagem é uma das maiores referências do estado do Rio Grande do Sul na qualidade de seus aparelhos e na competência dos profissionais, com grande experiência em suas áreas de atuação.
Realiza exames com base em imagens internas do corpo humano, para prevenção e diagnóstico de doenças. São eles:
-Radiologia: radiografias convencionais ou digitais de alta qualidade
-Mamografia: Cuidados da saúde da mulher com carinho e atenção
-Ultrassonografia: Revelação do corpo em tempo real
-Densitometria Óssea: Análise completa da estrutura do esqueleto humano
-Tomografia Computadorizada: Todas as camadas com corpo perfeitamente visíveis
-Ressonância Magnética: Campo magnético gerando imagens que auxiliam no diagnóstico e prevenção de doenças
Estrategicamente localizado junto ao Centro Hospitalar Santa Mônica, o SMI auxilia todos os setores do centro que necessitem de exames por imagem.
Fone: (54) 2107-0510
Dr. Irineu Ribeiro | Bioquímico- CRF 2028
Dra. Fátima Ribeiro CRF 2293
Dra. Ana Ribeiro Dal Vesco CRF 11344
Dra. Mariluce Jaskulski CRF 2795
Dr. Pablo Ribeiro CRM 37939
Cassiane Elis Cucolotto Técnica em Enfermagem
Os procedimentos de cura dependem do diagnóstico correto. Por isso, nosso laboratório adota técnicas que apresentam bons padrões de qualidade.
Confiabilidade:
Em razão do nível de confiabilidade, a maioria dos exames realizados em nossas unidades são solicitados diretamente pelos médicos, profissionais que reconhecem a qualidade dos nossos serviços.
Atenção e respeito:
O atendimento dispensado aos pacientes valoriza a pessoa humana e diferencia o laboratório Santa Mônica. O elevado conhecimento técnico dos profissionais também inclui a extrema preocupação com o conforto do paciente. Todos são recebidos com delicadeza e encaminhados com o máximo cuidado para as várias etapas de seus exames. Os profissionais do laboratório Santa Mônica têm plena consciência disso.
Controle de Qualidade:
Nosso laboratório segue uma rotina de procedimentos para garantir a qualidade dos nossos serviços. Cada etapa descrita abaixo é seguida rigorosamente pelos nossos profissionais.
Fone: (54) 2107-0523
Clínica de Neurologia e Neurocirurgia
A Neurologia é a especialidade médica que se dedica aos cuidados dos pacientes acometidos por enfermidades relacionadas ao sistema nervoso, como as que atingem cérebro, medula e nervos periféricos).
Dr. Bernardo Portal – CRM 40.200 – é médico neurologista da Neurovitale graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul. É especialista em Neurologia pelo Hospital São Lucas da PUCRS e possui pós-graduação em Eletroneuromiografia pelo Hospital São Lucas da PUCRS.
Dr. Rafael Badalotti – CRM 26.328 – é médico neurocirurgião da Neurovitale graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul. É especialista em Neurocirurgia e em cirurgia de coluna vertebral pelo Hospital São Lucas da PUCRS.
Dr. Diego D’Agostini – CRM 34.182 – é médico neurocirurgião da Neurovitale graduado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Joaçaba/SC. É especialista em Neurocirurgia pela Universidade Federal Fronteira Sul – Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo, RS.
Fone: (54) 3522-2010
Dr. Rafael Badalotti Neurologista CRM 26328
Dr. Paulo Roberto Dall´Agnol-Nefrologista CREMERS 12.068
Dr. Leandro Gritti Pneumologista CRM 21113-RS
Dr. Paulo Pasquali CRO/RS 18767
Dr. Rafael Camera Cardiologista CRM 25.297
O sono é indispensável para o organismo. É neste período que o indivíduo se restaura física e mentalmente. No entanto, distúrbios derivados de sua privação têm sido cada vez mais frequentes, com prejuízos sensíveis na qualidade de vida da saúde, interferindo nas atividades diárias das pessoas.
Pensando nisso, o Centro Hospitalar Santa Mônica criou a Unidade de Medicina do Sono, com o objetivo de proporcionar diagnósticos precisos, aliando a excelência técnica, instalações confortáveis e a mais moderna tecnologia.
Apoio às múltiplas especialidades
A Unidade de Medicina do Sono do Santa Mônica recebe pacientes encaminhados por médicos de diversas especialidades: Pneumologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Neurologia, Cardiologia, Clínica Médica, Psiquiatria, Reumatologia e outras.
A Polissonografia é capaz de registrar e comparar as diferentes variáveis biológicas durante o sono e auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de inúmeras condições clínicas como: ronco, apneia, distúrbios ventilatórios e respiratórios, doenças cardiovasculares, alterações dos movimentos durante o sono, fibromialgia, epilepsia noturna, sonambulismo terror noturno e outras.
Fone: (54) 2107-0554
Núcleo Avançado em Cirurgia Plástica
Dr. Felipe Massignan
CRM-RS 29950 / RQE 26044
O Núcleo Avançado em Cirurgia Plástica representa uma fusão entre arte e ciência, concebido com idealismo e rigor técnico. Formado por profissionais apaixonados e altamente qualificados, nosso objetivo é levar a especialidade ao seu auge conceitual, oferecendo um atendimento humanista, ético e tecnicamente avançado. Baseado em uma cultura de união, buscamos proporcionar aos pacientes o máximo de profissionalismo e dedicação, combinando as habilidades de diferentes especialistas em uma equipe multidisciplinar.
Fone: (54) 3321-2423
Clínica Bastet | Clínica de saúde da mulher
Dra. Monique Fardo
Dra. Mariana Kolling Magalhães
Dra. Gislaine Borges
Ginecologia e obstetrícia é uma especialidade médica que cuida da saúde da mulher, desde a infância até a terceira idade, e que abrange a reprodução humana.
Fone: (54) 2107-0571
Dr. Fernando Ferri é Médico Pediatra Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com residência Médica em Pediatria pelo Hospital Geral de Caxias do Sul (UCS) e Residência Médica em Terapia Intensiva Pediátrica (UTIs) pelo Hospital São Lucas (PUCRS) de Porto Alegre.
Dra. Elisiane Baldissera | CRM 31689
A Endocrinologia é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas secretam substâncias no sangue conhecidas como hormônios, e estes regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo. Eles controlam a reprodução, o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento.
A metabologia nada mais é do que o estudo do metabolismo humano, ou seja, o estudo das transformações energéticas que dão ao ser humano a vida, tendo como fonte elementar de energia os alimentos que consome.
O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar doenças as mais variadas, envolvendo o organismo como um todo.
Dr. Fernando Barcellos Do Amaral | CRM 31840
É a especialidade médica que trata, primordialmente, das afecções em ouvidos, nariz e garganta (laringe). Dentro das queixas mais comuns dessa especialidade estão a surdez, alterações do equilíbrio, zumbido, obstrução e sangramento nasal, tumores na região de boca, cabeça e pescoço, dificuldade de engolir, falar e respirar (principalmente em pacientes que fumam e bebem há muitos anos), bem como dores e secreções nessas regiões.
Nas últimas décadas, a otorrinolaringologia tem avançado nos estudos dos distúrbios do sono e da medicina estética da face.
Um dos maiores avanços da otorrinolaringologia foi o uso de videoendoscopia para a avaliação e procedimentos cirúrgicos nessas regiões chamadas endoscopia, endoscopia nasal rígida e flexível, videolaringoscopia indire-ta e a nasofibrolaringoscopia flexível que em um mesmo exame consegue avaliar todos os pontos da via aérea superior até as pregas vocais.
É uma especialidade considerada clínica e cirúrgica, que apresenta grande complexidade em sua capacidade diagnóstica e terapêutica, usa e necessita de diferentes exames complementares para o seu diagnóstico. Usa em seus procedimentos além de endoscópio também microscópio uma vez que as regiões operadas são muito diminutas e exigem grande precisão nos seus movimentos.
Zequiela C. Russi | Fisioterapeuta Responsável | CREFITO 5/123890-F
Atendimento individualizado com hora marcada e flexibilidade de horários. Consultório e domiciliar nas áreas de:
-Oncologia
-Ortopedia
-Neurofuncional
-Traumatologia
-Desportiva
-Vascular
-Respiratória
-Pilates Clínico
-Pilates Solo
-Wii Reabilitação Plataforma Vibratória
-Linfoterapia
-Drenagem Linfática
-Estética e Clínica
Roberta Tonin CRFa 9343 Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.
A audição é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seres humanos. Atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e reabilitação de pessoas com deficiência auditiva e problemas de equilíbrio.
• Audiologia Clínica.
Jaine Mazon CRN2 14560
Especializações em Esportiva e Emagrecimento
A Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.
A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção e recuperação de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo o bem estar geral do indivíduo em qualquer fase da nossa vida, seja na infância, na vida adulta ou na terceira idade.
© 2024 Santa Monica Centro Hospitalar. Todos os direitos reservados