Urologia

Especialidade

O que é Urologia?

A Urologia é a especialidade médica que trata das doenças do trato urinário masculino e feminino e do aparelho reprodutor masculino (genitais), bem como das doenças da supra-renal.  A urologia está classificada como uma especialidade cirúrgica, e mantem íntima ligação com a Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e outras especialidades.No reconhecimento da grande amplitude da Urologia, a Associação Urológica Americana subdividiu-a em sete áreas: 

1. Urologia Pediátrica 
2. Oncologia Urológica (câncer) 
3. Transplante Renal 
4. Infertilidade Masculina 
5. Litíase (cálculos do trato urinário) 
6. Uroginecologia (incontinência urinária feminina) 
7. Neurourologia (distúrbios da micção, avaliação urodinâmica dos pacientes e a disfunção erétil ou impotência)

Inicialmente, a Urologia era para o tratamento da uropatia obstrutiva. Este tratamento compreende desde a correção da obstrução por válvula de uretra posterior ou mesmo estenose da  junção ureteropiélica na criança até a correção da obstrução por hiperplasia prostática no homem mais idoso (mais comum). Ultimamente testemunhamos um incremento  na compreensão geral das diversas desordens funcionais do transporte da urina associadas com as várias formas de disfunção neuromuscular. A urodinâmica vem ganhando rapidamente importância no método de diagnostico mais preciso de tais distúrbios. 

A litíase urinária ("pedras no  rim") forneceu sempre uma parcela substancial da prática urológica geral. A introdução de métodos menos agressivo como a da LECO (litotripsia extracorpórea) vem facilitando a vida dos portadores dessa alteração. O índice de resolutivadade  é de 95% quando se usa esse método. A ureteroscopia rígida ou flexível tem indicação em casos selecionados e mais quando o calculo está localizado em ureter inferior.   A cirurgia percutânea para a desintegração dos cálculos muitos grande e ou muitos duros tem a indicação confirmado em muitos serviços.  Coletivamente, estas técnicas tornaram a maior parte dos procedimentos cirúrgicos abertos obsoletos, para tratar os cálculos renais e ureterais. 

Estas novas tecnologias permanecem sob o domínio do urologista. Além disto, os avanços quanto ao diagnóstico da disfunção metabólica da litíase urinária permitem que os urologistas reduzam o risco da formação de cálculo recorrente.

Profissionais Responsáveis


Antonio Ernesto Todeschini
Antonio Ernesto Todeschini
CRM 9736
Urologia
Dercio Nonemacher
CRM 6802
Urologia

Apoio


Vani Kostaneski e Salete Oziemblowki
Vani Kostaneski e Salete Oziemblowki
Secretária