Psiquiatria

Especialidade

A psiquiatria é a especialidade médica que se ocupa do estudo, da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de transtornos mentais e emocionais. Apesar de que, com o desenvolvimento da neurologia comportamental, haja cada vez mais sobreposição entre as especialidades médicas de psiquiatria e neurologia, pode-se dizer que a psiquiatria se ocupa de transtornos nas emoções, no pensamento, na percepção e no comportamento, enquanto a neurologia lida com partes identificáveis do sistema nervoso.

Os transtornos de humor e os transtornos de ansiedade são as doenças psiquiátricas mais prevalentes; por exemplo, 12 milhões de brasileiros apresentarão depressão neste ano, e 25 milhões de brasileiros apresentaram depressão ao longo da vida. Em populações específicas, como a de pacientes que tiveram infarto do miocárdio recente, a prevalência da depressão é de 33%. Em 2004, a depressão figurava como a terceira doença mais onerosa para a sociedade. A previsão para 2030 é de que a depressão seja a primeira causa específica de incapacidade.

O tratamento psiquiátrico desenvolveu-se muito após 1958, quando foi sintetizado o primeiro antidepressivo, e passou a ser reconhecido um componente biológico na etiologia dos transtornos mentais. A psiquiatria moderna faz parte do modelo médico baseado em evidências em que as decisões terapêuticas são baseadas em estudos modernos que revelam o impacto de diferentes tratamentos, sejam eles psicoterápicos ou medicamentosos, em determinadas situações. Os tratamentos têm sido cada vez mais eficazes, ao ponto de que a mortalidade por suicídio no transtorno bipolar, por exemplo, que é de 29,2% em pacientes sem tratamento, reduz para 6,4% entre os pacientes que fazem acompanhamento psiquiátrico regular. Sem falar que cada vez mais os tratamentos envolvem um menor número de efeitos adversos, permitindo aos pacientes em tratamento terem uma qualidade de vida similar a pessoas que não sofrem de transtorno mental.

O Centro Hospitalar Santa Mônica faz parte dessa nova psiquiatria, oferecendo profissional capacitado tanto para atendimentos clínicos, bem como psicoterápicos.

Equipe de Apoio:
Dra. Fabiana Todeschini - Secretária - Carla Strada.
Dr. Leonardo Alovisi Martins - Secretária - Mônica Abramchuk (Para maiores informações acesse: www.martinspsiquiatria.com.br)

Profissionais Responsáveis


Fabiana Todeschini
Fabiana Todeschini
CRM 34.540
Psiquiatria
Leonardo Alovisi Martins
CRM 27.614
Psiquiatria

Apoio


Monica Abramchuk
Monica Abramchuk
Telefonista/ Crédito: Stampha