Otorrinolaringologia

Especialidade

É a especialidade médica que trata, primordialmente, das afecções em ouvidos, nariz e garganta (laringe). Dentro das queixas mais comuns dessa especialidade estão a surdez, alterações do equilíbrio, zumbido, obstrução e sangramento nasal, tumores na região de boca, cabeça e pescoço, dificuldade de engolir, falar e respirar (principalmente em pacientes que fumam e bebem há muitos anos), bem como dores e secreções nessas regiões. 

Nas últimas décadas, a otorrinolaringologia tem avançado nos estudos dos distúrbios do sono e da medicina estética da face.

Um dos maiores avanços da otorrinolaringologia foi o uso de videoendoscopia para a avaliação e procedimentos cirúrgicos nessas regiões chamadas otoendoscopia, endoscopia nasal rígida e flexível, videolaringoscopia indireta e a nasofibrolaringoscopia flexível que em um mesmo exame consegue avaliar todos os pontos da via aérea superior até as pregas vocais.

É uma especialidade considerada clínica e cirúrgica, que apresenta grande complexidade em sua capacidade diagnóstica e terapêutica, usa e necessita de diferentes exames complementares para o seu diagnóstico. Usa em seus procedimentos além de endoscópio também microscópio uma vez que as regiões operadas são muito diminutas e exigem grande precisão nos seus movimentos.

Procedimentos oferecidos sobre anestesia local (se necessário):
  • Otomicroscopia de ouvido;
  • Endoscopia nasal rígida e flexível;
  • Nasofibrolaringoscopia flexível;
  • Biópsia de lesões de boca, cabeça e pescoço.

Profissionais Responsáveis


Gustavo Leite Lucca
Gustavo Leite Lucca
CRM 31.792
Otorrinolaringologia

Apoio


Vera Lucia Morandi
Vera Lucia Morandi
Secretária Administrativa/ Crédito: Stampha