Fonoaudiologia

Especialidade

A audição é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seres humanos. Através dela percebemos os sons da fala e do ambiente, possibilitando uma maior percepção e interação com o meio externo.

A Audiologia é uma área da fonoaudiologia, que avalia a audição e o equilíbrio, bem como seus distúrbios, em um aspecto de normalidade ou patológico. Atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e reabilitação de pessoas com deficiência auditiva e problemas de equilíbrio.

Equipe de Apoio:
Vera Lucia Morandi – Secretária

Serviços


Audiologia Clínica

Audiometria tonal via aérea, audiometria tonal via óssea, audiometria vocal e imitanciometria.

Audiologia Ocupacional

Através de exames para avaliar a audição dos trabalhadores que exercem ou irão exercer atividades em ambientes ruidosos.

Próteses Auditivas

Teste, seleção e indicação de aparelhos auditivos de alta tecnologia, e tratamento para zumbido.

Exame Otoneurológico

Investigação da causa da tontura através da avaliação otoneurológica, composta pelo exame VECTONISTAGMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, que é um exame fundamental para avaliar a função vestibular, onde através dele pode-se confirmar se há ou não afecção vestibular, evidenciando o labirinto lesado, diagnosticando e diferenciando as alterações periféricas e centrais.

Reabilitação Vestibular

“Tratamento funcional, que visa restaurar a função do equilíbrio global ou tornar o comportamento do equilíbrio o mais próximo do normal, permitindo a execução de movimentos que o paciente estava acostumado antes do distúrbio de equilíbrio” (Barbosa et al, 1995).

Profissionais Responsáveis


Roberta Tonin
Roberta Tonin
CRFA 9343
Fonoaudiologia

Apoio


Vera Lucia Morandi
Vera Lucia Morandi
Secretária Administrativa/ Crédito: Stampha