Endocrinologia e Metabologia

Especialidade

Endocrinologia e Metabologia é uma área da Medicina que vem ganhando projeção com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratadas vêm aumentando sua prevalência na população brasileira e no mundo. A Endocrinologia é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas.As glândulas endócrinas secretam substâncias no sangue conhecidas como hormônios, e esses regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo. Eles controlam a reprodução, o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento.A metabologia nada mais é do que o estudo do metabolismo humano, ou seja, o estudo das transformações energéticas que dão ao ser humano a vida, tendo como fonte elementar de energia os alimentos que consome.O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar doenças as mais variadas, envolvendo o organismo como um todo.

Áreas de atuação:
  • Tireóide
  • Diabetes
  • Dislipidemia
  • Obesidade
  • Doenças osteometabólicas
  • Crescimento e distúrbios da puberdade
  • Andropausa e menopausa
  • Doenças da Glândula Supra-Renal
  • Doenças da Hipófise
  • Outras desordens relacionadas à  falta ou ao excesso de hormônios.

Endocrinologistas: O que eles podem fazer por sua saúde?

Conheça as áreas de atuação desse profissional/especialista:Andropausa: Os hormônios masculinos podem diminuir com o envelhecimento. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando, quando indicado, fazer reposição hormonal.Colesterol e Triglicerídeos: Alimentaçao errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças, elevando o risco de complicações cardiovasculares futuras.Crescimento: O crescimento deficiente (baixa estatura) ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.Diabetes: Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, você pode desenvolver diabetes. E se você bebe muita água, urina muito e perde peso pode estar diabético.Distúrbios da Menstruação / Reposição Hormonal da Menopausa: Irregularidade menstrual, falta ou excesso de menstruação podem significar alteração hormonal. A reposição hormonal é um tratamento feito com hormônios iguais ao da mulher para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa, quando indicado.Distúrbios da Puberdade: Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento das mamas, assim como os adolescentes que não desenvolvem essas características, podem apresentam distúrbios hormonais.Doenças da Glândula Supra-Renal: Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas.Doenças da Hipófise: Tumores da hipófise podem levar à  presença de leite nas mamas fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeçaa e distúrbios da visão.Excesso de Pelos: Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.Obesidade: A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. A prevenção e o tratamento precoce evitam uma série de complicações, dentre elas as cardiovasculares e as ortopédicas.Osteoporose e doenças osteometabólicas: Dores nos ossos, deformidades ósseas e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo.Tireóide: Nódulos ou aumento de volume do pescoço, nervosismo, insônia, alterações no ritmo intestinal, coração acelerado, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireóide. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.

Texto retirado e adaptado do site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia SBEM. - www.endocrino.org.br

Serviços


Andropausa

Os hormônios masculinos podem diminuir com o envelhecimento. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando, quando indicado, fazer reposição hormonal.

Colesterol e Triglicerídeos

Alimentaçao errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças, elevando o risco de complicações cardiovasculares futuras.

Crescimento

O crescimento deficiente (baixa estatura) ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.

Diabetes

Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, você pode desenvolver diabetes. E se você bebe muita água, urina muito e perde peso pode estar diabético.

Distúrbios da Menstruação / Reposição Hormonal da Menopausa

Irregularidade menstrual, falta ou excesso de menstruação podem significar alteração hormonal. A reposição hormonal é um tratamento feito com hormônios iguais ao da mulher para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa, quando indicado.

Distúrbios da Puberdade

Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento das mamas, assim como os adolescentes que não desenvolvem essas características, podem apresentam distúrbios hormonais.

Doenças da Glândula Supra-Renal

Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas.

Profissionais Responsáveis


Elisiane da Rosa Baldissera
Elisiane da Rosa Baldissera
CRM 31.689
Endocrinologia e Metabologia